Donald Trump sempre insistiu na construção de um muro, que estabelecesse a fronteira entre o México e os Estados Unidos, contudo a pandemia da Covid-19 acabou por alterar toda a situação, invertendo o rumo da história.
Isto porque os mexicanos tomaram a decisão de bloquear a travessia da fronteira que liga o estado de Sonora ao Arizona, com o objectivo de impedir que os americanos infectados com o novo coronavírus, consigam entrar no México.
O grupo de mexicanos ‘Sonorans for Health and Life’, quis assim evitar o influxo dos cidadãos dos Estados Unidos, país que regista actualmente cerca de 143 mil pessoas infectadas, sendo o país com maior número de casos de infecção pelo novo coronavírus e ainda cerca de 1900 vítimas mortais. O México, por sua vez, regista apenas cerca de 700 casos e 12 mortos.
Só o estado de Arizona, nos Estados Unidos, que faz fronteira directa com o México, registou mais de 400 casos de infecção por covid-19 e pelo menos uma vítima mortal. No lado posto da fronteira, em Sonora, verificam-se apenas quatro casos.
Esta situação trata-se para já de um protesto, contudo, pode ser também uma chamada de atenção para o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, relativamente à fuga de norte-americanos infectados para o país vizinho.














